A METODOLOGIA ATIVA TEAM BASED LEARNING (TBL) E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1382Keywords:
Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL); ensino-aprendizagem; Matemática.Abstract
Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de prática pedagógica pela estrutura da Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), identificando suas potencialidades de forma a contribuir com um ensino da Matemática de forma mais ativa. Para isso, buscou-se o investimento em novas metodologias envolvendo o aluno na construção do próprio conhecimento, de forma crítica e reflexiva. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa fundamentou-se, teoricamente, nos estudos das Metodologias Ativas, com Ferreira, e na Aquisição do Conhecimento, com Anastasia. Atendendo aos princípios da TBL, por uma abordagem qualitativa, foram desenvolvidas etapas que nortearam a construção da prática pedagógica. Embora ainda não tenha sido aplicada, a estratégia parece indicar um caminho com as mais variáveis veredas em prol da aprendizagem ativa do mundo da matemática.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).