A METODOLOGIA ATIVA TEAM BASED LEARNING (TBL) E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1382Keywords:
Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL); ensino-aprendizagem; Matemática.Abstract
Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de prática pedagógica pela estrutura da Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), identificando suas potencialidades de forma a contribuir com um ensino da Matemática de forma mais ativa. Para isso, buscou-se o investimento em novas metodologias envolvendo o aluno na construção do próprio conhecimento, de forma crítica e reflexiva. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa fundamentou-se, teoricamente, nos estudos das Metodologias Ativas, com Ferreira, e na Aquisição do Conhecimento, com Anastasia. Atendendo aos princípios da TBL, por uma abordagem qualitativa, foram desenvolvidas etapas que nortearam a construção da prática pedagógica. Embora ainda não tenha sido aplicada, a estratégia parece indicar um caminho com as mais variáveis veredas em prol da aprendizagem ativa do mundo da matemática.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).