ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES

Autores

  • José Francisco Figueiredo Paiva

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.271

Palavras-chave:

Inclusão, educação especial, aprendizagem

Resumo

A educação das crianças deve desenvolver personalidade e capacidade física e mental, tendo como alicerce os direitos humanos, preparando-as para a vida com  responsabilidade e capacidade de lidar com as tarefas diárias. Nesse contexto, requerem atenção especial aquelas que apresentam necessidade educacionais especiais, proposta desta pesquisa que tem como objetivo identificar a visão de alunos com necessidades especiais do Instituto Federal de Educação, campus Colatina, antes e após
a implementação do Programa de Atendimento Pedagógico por Demanda (PAPED). Por meio de uma pesquisa-ação, com aspecto qualitativo, foram aplicados questionários semiestruturados com esses alunos. Os resultados mostraram que o nível de aprendizado dos alunos que apresentam necessidades especiais apresentou uma melhora significativa com a aplicação do programa.

Downloads

Publicado

15-06-2019

Como Citar

ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES. (2019). Revista Ifes Ciência , 5(1), 110-123. https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.271

Artigos Semelhantes

21-30 de 116

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.