DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS

Autores

  • Rony Cláudio de Oliveira Freitas

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v2i2.266

Palavras-chave:

Material Dourado Montessori, Aplicativo para Android, Dispositivos touchscreen

Resumo

A inserção de notebooks pessoais ou tablets no contexto escolar tem sinalizado para mudanças importantes, promovendo novos impactos, porém também trazendo novos desafios. O trabalho apresentado neste artigo tenta colaborar com a chegada dessa nova geração de equipamentos digitais na escola, ao trazer uma análise da transposição de um aplicativo do computador de mesa para dispositivos móveis, mais especificamente para tablets, apontando suas potencialidades no ponto de vista conceitual, didático e tecnológico. Tal aplicativo é baseado no Material Dourado, criado pela educadora italiana Maria Montessori, para permitir, por meio da manipulação, a aprendizagem de conceitos de bases numéricas e operações aritméticas. As análises foram focadas nas aproximações e avanços do aplicativo para plataforma Android em relação à versão para Windows e nas potencialidades do uso em dispositivos móveis, referenciadas em teorias do campo da Educação Matemática, mais especificamente na Metodologia de Resolução de Problemas, nos conceitos de Números e Operações Aritméticas e no uso de Tecnologias Digitais em Educação Matemática.

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS. (2016). Revista Ifes Ciência , 2(2), 132-146. https://doi.org/10.36524/ric.v2i2.266

Artigos Semelhantes

311-320 de 324

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)