ENSINO DE QUÍMICA E ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA AEP: A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2649Palavras-chave:
formação de professores, aprendizagem química, Atividade Experimental Problematizada, conteúdos químicosResumo
A transição do Ensino de Ciências do Fundamental, anos iniciais para os anos finais, ainda é um desafio na Educação Básica, pois envolve mudanças tanto na estrutura curricular tanto no perfil de professores e quanto dos próprios estudantes. Muitos conceitos científicos são ensinados de forma superficial pelos professores do Ensino Fundamental, podendo comprometer o nível cognitivo dos estudantes no decorrer do Ensino Médio. Neste contexto, esta pesquisa buscou formar e auxiliar professores dos anos iniciais na organização de Atividades Experimentais Problematizadas (AEP), a partir das habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a proposta de investigar a aprendizagem química e o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes quanto a aplicação das AEP. A metodologia da pesquisa adotada foi do tipo pesquisa-intervenção com a abordagem qualitativa dos professores do 5º ano de uma escola privada de ensino básico, na cidade de Vila Velha - ES. A análise dos resultados obtidos na criação das AEPs mostrou que tais problematizações fizeram com que os professores aprofundassem em conceitos científicos fundamentais para o Ensino Básico, confirmando que as AEPs permitem o avanço dos níveis cognitivos dos estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).