MÉTODO JIGSAW E WORKSHOP: ARTEFATOS PARA A ABORDAGEM DA TEMÁTICA AMBIENTAL UTILIZANDO ADSORÇÃO

Autores

  • Michelle Bins Tassara Ferreira Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha, 29106-010, Vila Velha – ES, Brasil.
  • Lorena de Bortoli Lecchi De Souza Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha, 29106-010, Vila Velha – ES, Brasil.
  • Joselito Nardy Ribeiro Departamento de Ciências Fisiológicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Biomédico 29043910 - Vitória, ES.
  • Araceli Veronica Flores Nardy Ribeiro Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha, 29106-010, Vila Velha – ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2501

Palavras-chave:

ensino de química; adsorção; tinta guache; educação ambiental

Resumo

O ensino da química muitas vezes está baseado na aprendizagem por memorização, o que torna o conteúdo de difícil compreensão. Uma das maneiras de tornar as aulas mais interessantes é por meio de experimentos e metodologias ativas de aprendizagem. Por isso, este trabalho apresenta a aplicação da metodologia de ensino Jigsaw em um desenvolvimento de um experimento de baixo custo, empregando materiais acessíveis. O trabalho foi desenvolvido com alunos da 2ª série do Ensino Médio em uma escola da rede pública do município de Cariacica, no Espírito Santo. O objetivo foi trabalhar a temática ambiental, promovendo a aprendizagem a partir de uma metodologia ativa, e, da produção de filtros de adsorção, tendo o método Jigsaw como pressuposto principal. Como materiais adsorventes foram utilizados o mesocarpo de coco verde com granulometrias diversas, quitosana, e carvão ativado, em que foi observada por análise visual, a remoção de tinta guache em águas de dejetos produzidos em ambiente escolar. A verificação da aprendizagem foi obtida a partir da aplicação de um pré-teste que mostrou os conhecimentos prévios dos alunos sobre a temática, e, um pós-teste, constatando a aquisição de novos conceitos.

The present work presents the use of two educational artifacts, the Jigsaw methodology and the workshop for teaching environmental themes based on adsorption.

Downloads

Publicado

25-03-2024

Como Citar

MÉTODO JIGSAW E WORKSHOP: ARTEFATOS PARA A ABORDAGEM DA TEMÁTICA AMBIENTAL UTILIZANDO ADSORÇÃO . (2024). Revista Ifes Ciência , 10(2), 01-14. https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2501

Artigos Semelhantes

131-140 de 368

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.