ANÁLISE DE ADULTERAÇÃO DE ALIMENTOS POR ESPECTROSCOPIA NA REGIÃO DO INFRAVERMELHO PRÓXIMO COM INSTRUMENTO PORTÁTIL: UMA REVISÃO

Autores

  • Gabriely Silveira Folli Laboratório de Quimiometria do Centro de Competência em Química do Petróleo − NCQP, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Pedro Henrique Laboratório de Quimiometria do Centro de Competência em Química do Petróleo − NCQP, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Prof. Dr. Wanderson Romão Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vila Velha
  • Prof. Dr. Paulo Roberto Filgueiras Laboratório de Quimiometria do Centro de Competência em Química do Petróleo

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v9i3.2210

Palavras-chave:

alimentos, NIR portátil, quimiometria, NIR, conformidade, controle de qualidade

Resumo

Alguns alimentos apresentam grande valor nutricional ou econômico. Assim, o controle de qualidade precisa atender a padrões para garantir qualidade do produto. Entretanto, há crescimento de adulterações de alimentos, cujo principal objetivo é obter lucros com rótulos desconformes. Uma metodologia encontrada na literatura que visa identificar não conformidades de alimentos é a espectroscopia infravermelho na região do próximo (NIR) portátil. A análise por NIR portátil é uma tecnologia promissora para garantir a qualidade dos alimentos, isso porque possibilita análises in loco, em tempo real, de fácil uso, sem preparo amostral, além de apresentar tamanho reduzido e baixo custo. A aplicação de análise multivariada em associada ao NIR portátil é imprescindível para diminuir efeitos de interferentes e sobreposições de bandas e facilitar a interpretação espectral. Com isso, o objetivo desse trabalho foi realizar uma pesquisa sistemática (via Web of Sciente, Scopus e PubMed) dos trabalhos encontrados na literatura que visaram utilização do NIR portátil e quimiometria em análises de conformidades de alimentos. Os resultados mostraram que o Brasil é o segundo país com maior número de publicações. Além disso, nota-se que as pesquisas, mais encontrados na literatura, destinam-se em determinar variáveis relacionadas a qualidade de alimentos (teor de sólidos solúveis, gorduras, pH, entre outros) ou verificar fraudes (adulteração com produtos de menor qualidade ou adição de substâncias para sublimar a perícia forense). Ademais, pesquisas que visam adulterações de alimentos por NIR portátil em diferentes matrizes de alimentos ainda estão em desenvolvimento contínuo de artigos com interesse no desenvolvimento de novas abordagens.

This study conducted a systematic literature review on the use of handheld NIR with chemometrics in food quality control to ensure the integrity of food products.

Downloads

Publicado

2023-10-07

Como Citar

Silveira Folli, G., Pereira da Cunha, P. H., Romão, W., & Roberto Filgueiras, P. (2023). ANÁLISE DE ADULTERAÇÃO DE ALIMENTOS POR ESPECTROSCOPIA NA REGIÃO DO INFRAVERMELHO PRÓXIMO COM INSTRUMENTO PORTÁTIL: UMA REVISÃO. Revista Ifes Ciência , 9(3), 01-19. https://doi.org/10.36524/ric.v9i3.2210

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra