REÚSO DE ÁGUA DE CHUVA PARA FINS NÃO POTÁVEIS: PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO TÉCNICO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1031Palavras-chave:
sustentabilidade, educação para a sustentabilidade, reúso de água de chuva, intervenção pedagógicaResumo
Este artigo descreve o planejamento de uma prática educativa do tipo intervenção pedagógica, que propõe aos alunos estudar formas de captar e reutilizar a água de chuva para fins não potáveis, a partir do exemplo observado em sua própria casa. Objetiva auxiliar os alunos do 2º ano do Curso Técnico de Edificações Integrado ao Ensino Médio a compreender a importância de reaproveitar a água de chuva em uma edificação residencial. Nesse sentido, desperta para a urgência de estabelecer padrões de consumo menos impactantes para o meio ambiente no setor da construção civil, ramo em que esses futuros profissionais irão atuar no mercado de trabalho. Inspira-se na tendência pedagógica progressista libertadora de Paulo Freire e na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky. Utiliza Metodologia Ativa do tipo Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, pois propõe, a partir da observação do telhado de uma casa, a gravação de um vídeo e a montagem de painel interativo como resposta aos questionamentos formulados pelo professor. Pretende analisar a intervenção pedagógica por meio da observação direta do comportamento dos alunos e interpretação das respostas postadas, dos vídeos e do painel digital. Conclui que este tipo de intervenção pedagógica possui potencial para ser adotado no ensino de disciplinas do Curso Técnico, contribuindo para o despertar crítico dos alunos para a educação para a sustentabilidade.
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