EMANCIPAÇÃO DIGITAL
O OLHAR DE ESTUDANTES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.971Palavras-chave:
Cultura digital; cibercultura; formação profissional; emancipação digital; autonomia.Resumo
O artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida entre 2017 e 2019 que teve como objetivo compreender a intencionalidade e a contribuição da cultura digital para uma formação emancipadora de estudantes de cursos técnicos do IFRS/POA. O referencial teórico embasou-se em autores de perspectiva crítica articulados ao campo das tecnologias, estudo este, realizado com uma metodologia de pesquisa-ação crítica cuja análise compreensiva valorizou passos essenciais da análise de conteúdo. Entre os resultados, destaca-se a crítica ao conceito de inclusão digital e sua relação com o conceito de emancipação digital, articulando autores como Paulo Freire e Gilson Schwartz que contribuem com elementos para trabalhar a inclusão como estratégia para chegar à emancipação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alex Martins de Oliveira, Telmo Adams
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.