A adaptabilidade na Educação Profissional e Tecnológica
característica de uma formação integral ou tecnicista?
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5i1.811Palavras-chave:
transformação, formação profissional, adaptabilidade, neoliberalismoResumo
Este artigo aborda a transformação no mundo do trabalho, a partir do fenômeno da reestruturação produtiva. Nesse contexto, a formação de um trabalhador que se adapte a essas novas relações produtivas passa a ser uma exigência do empresariado. Nesse sentido, este artigo tem a finalidade de analisar a presença, nos documentos norteadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) relacionados ao ensino médio, da competência da adaptabilidade, para identificar a que tipo de concepção de formação profissional ela pertence. Para isso, buscaremos compreender as diferentes abordagens sobre o trabalho; analisar a competência da adaptabilidade ao mundo do trabalho na opinião do empresariado; identificar as principais concepções de formação profissional em disputa a partir da década de 1990; e compreender o sentido que adquire a competência da adaptabilidade nos documentos norteadores da EPT. Realizamos pesquisa bibliográfica e documental. Concluimos que a competência da adaptabilidade presente em alguns documentos norteadores da EPT é parte da lógica neoliberal e característica de uma formação tecnicista voltada exclusivamente para atender as demandas do atual mercado de trabalho. Defendemos uma educação integral e humana que forme um trabalhador que tenha poder de decisão, de escolhas e que não se submeta a uma adaptação frequente as exigências do empresariado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) mantém os direitos autorais dos seus artigos sem restrições.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.