Trabalho e Educação Profissional

Um Olhar Marxista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.736

Palavras-chave:

Currículo, Formação Profissional, Ensino Técnico

Resumo

No contexto de exploração da força de trabalho pelo capital, é fundamental compreender qual o papel da formação de trabalhadores. Nesse sentido, o presente artigo busca discutir o conceito de Trabalho apresentado pelos currículos prescritos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) brasileira, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos desenvolvidos por Karl Marx. Os documentos curriculares apontam para uma tentativa de superação da dualidade entre a formação propedêutica e a formação profissional técnica, além de apresentar o conceito de trabalho como fundamento essencial do sujeito enquanto ser ontológico, histórico e social. Porém, o currículo é pensado em uma lógica mercadológica, que entende a formação profissional enquanto meio de atender às demandas econômicas, que reproduza e mantenha o status quo do capital, não condizendo nesse sentido, com a ideia de trabalho apresentada pelos documentos normativos da EPTNM.

Biografia do Autor

  • Bianca Rafaela Boni, UNESP

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - campus de Ilha Solteira. Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, câmpus de Bauru. Membro do "Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC)".

  • Harryson Júnio Lessa Gonçalves, UNESP

    Livre-docente em Didática e Currículo (2019) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP; doutor em Educação Matemática (2012) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; pedagogo (2002) e mestre em. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (bolsista: CNPq). É Professor Associado da Faculdade de Engenharia da UNESP - campus de Ilha Solteira -, sendo credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (FEIS/UNESP). Exerce a função de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos formativos. Na UNESP lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação - GEPAC

  • Joana Ines Novaes, UNESP

    Pedagoga pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível. Mestra pelo Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal), linha de Educação Matemática. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, câmpus de Bauru. Membro do "Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC)". Assistente Técnico de Educação Infantil, no Departamento de Formação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto

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Publicado

24-09-2021

Como Citar

Trabalho e Educação Profissional: Um Olhar Marxista. (2021). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(2), 21-41. https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.736

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