Trabalho e Educação Profissional
Um Olhar Marxista
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.736Palavras-chave:
Currículo, Formação Profissional, Ensino TécnicoResumo
No contexto de exploração da força de trabalho pelo capital, é fundamental compreender qual o papel da formação de trabalhadores. Nesse sentido, o presente artigo busca discutir o conceito de Trabalho apresentado pelos currículos prescritos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) brasileira, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos desenvolvidos por Karl Marx. Os documentos curriculares apontam para uma tentativa de superação da dualidade entre a formação propedêutica e a formação profissional técnica, além de apresentar o conceito de trabalho como fundamento essencial do sujeito enquanto ser ontológico, histórico e social. Porém, o currículo é pensado em uma lógica mercadológica, que entende a formação profissional enquanto meio de atender às demandas econômicas, que reproduza e mantenha o status quo do capital, não condizendo nesse sentido, com a ideia de trabalho apresentada pelos documentos normativos da EPTNM.
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Copyright (c) 2021 Bianca Rafaela Boni, Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Joana Ines Novaes
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