QUESTÕES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM CITOTECNOLOGIA NO BRASIL

Autores

  • Leandro Medrado
  • Simone Maia Evaristo
  • Renato Matos Lopes

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v3i1.375

Palavras-chave:

Educação Profissionalizante, Citopatologia, Técnicas Citológicas

Resumo

O citotécnico é fundamental para as políticas de controle de câncer e vem sendo alvo de diversas ações governamentais. O objetivo deste estudo é apresentar reflexões que auxiliem na compreensão sobre a natureza das atividades desse grupo, apontando questões relevantes para a sua formação. Para tal, apresentamos um histórico de como tem caminhado a Educação Profissional deste técnico no Brasil, e indicamos a necessidade de avaliar os impactos das ações governamentais sobre estes trabalhadores, principalmente no que tange às determinações do PROFAPS; sua responsabilização na emissão dos laudos técnicos; as confusões geradas pelas diversas terminologias aplicadas a esta área; a carga de trabalho excessiva e sua relação com laudos errados, e a necessidade de recertificação dos profissionais.

Downloads

Publicado

15-06-2019

Como Citar

QUESTÕES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM CITOTECNOLOGIA NO BRASIL. (2019). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 3(1), 19-36. https://doi.org/10.36524/profept.v3i1.375

Artigos Semelhantes

141-149 de 149

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)