POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
ANÁLISE DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DA CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS SOB A PERSPECTIVA MARXISTA
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8i3.1357Palavras-chave:
marxismo, referencial teórico, Educação Superior, Institutos FederaisResumo
Este artigo apresenta reflexões teóricas que emergiram em uma pesquisa de doutorado que teve como objeto o processo de criação dos Institutos Federais - IFs, em 2008. A partir das obras de Marx e Gramsci, o presente artigo pretendeu verificar a potencial contribuição do uso do referencial teórico marxista para a compreensão das questões atinentes às políticas de expansão e diversificação das Instituições de Ensino Superior. Do ponto de vista metodológico, este trabalho pode ser classificado como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. As considerações finais apontam que, sob a vigência do capitalismo, as políticas públicas voltadas à expansão das IES tendem à diversificação, o que possibilita o surgimento de instituições de ensino “alternativas” à universidade, tais como os IFs.
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