POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

ANÁLISE DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DA CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS SOB A PERSPECTIVA MARXISTA

Autores

  • Moacir Gubert Tavares IFC - campus Rio do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8i3.1357

Palavras-chave:

marxismo, referencial teórico, Educação Superior, Institutos Federais

Resumo

Este artigo apresenta reflexões teóricas que emergiram em uma pesquisa de doutorado que teve como objeto o processo de criação dos Institutos Federais - IFs, em 2008. A partir das obras de Marx e Gramsci, o presente artigo pretendeu verificar a potencial contribuição do uso do referencial teórico marxista para a compreensão das questões atinentes às políticas de expansão e diversificação das Instituições de Ensino Superior. Do ponto de vista metodológico, este trabalho pode ser classificado como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. As considerações finais apontam que, sob a vigência do capitalismo, as políticas públicas voltadas à expansão das IES tendem à diversificação, o que possibilita o surgimento de instituições de ensino “alternativas” à universidade, tais como os IFs.

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Publicado

18-06-2025

Como Citar

GUBERT TAVARES, Moacir. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: ANÁLISE DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DA CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS SOB A PERSPECTIVA MARXISTA. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 102–116, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8i3.1357. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1357.. Acesso em: 1 ago. 2025.

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