PLATAFORMA RAEG – FERRAMENTA DE REGISTRO E ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3134Palavras-chave:
egressos, acompanhamento, educação profissional e tecnológicaResumo
O acompanhamento dos egressos da Educação Profissional e Tecnológica – EPT é de suma importância para avaliar se o “perfil do egresso” previsto nos projetos pedagógicos dos cursos, a partir da avaliação do caminho percorrido pelos ex-alunos após o término de seus cursos, foi atingido. As produções científicas que se dedicam ao estudo deste tema, abordam temáticas que abrangem a realidade e aspirações dos egressos em relação à inserção no mundo do trabalho, a continuação de seus estudos, assim como, a implementação e avaliação de políticas públicas desta modalidade. Para além reconhecer a relevância desse acompanhamento é premente reconhecer também que a sua consecução traz várias dificuldades para os gestores das instituições que reconhecem sua importância, porém, entendem-na como uma ação de médio a longo prazo, que prescinde de considerável planejamento e alocação de recursos e de pessoal que estas instituições, via de regra, não dispõem. Este artigo se propõe, à luz de trabalhos que abordam os desafios do acompanhamento de egressos e da pesquisa de campo realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT e que lhe dá origem, apresentar uma ferramenta, voltada para uso de diretores e coordenadores de curso, e que tem por finalidade permitir uma automatização nos procedimentos inerentes ao acompanhamento dos egressos da EPT, permitindo um trabalho em bloco, evitando a necessidade de abordagens individuais e auxiliando estes no processo de busca de informações junto aos egressos, como também, a análise, a comparação e o arquivamento destas informações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.