POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFSP - CAMPUS AVANÇADO ILHA SOLTEIRA:
ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
Palavras-chave:
política de assistência estudantil, acesso, permanência, êxito, educação profissional técnica de nível médioResumo
O presente artigo, inserido em um estudo que compõe uma pesquisa mais ampla, desenvolvida no Programa de Pós Graduação Profissional Formação de Gestores Educacionais, da Universidade de São Paulo, apresenta a Política de Assistência Estudantil (Pae) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Avançado Ilha Solteira (IFSP-IST). No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a Pae é uma política educacional, que se desdobra em três programas: 1) Programa de Auxílio Permanência; 2) Programa de Apoio ao Estudante Proeja e 3) Programa de Ações Universais. Tais programas, pautados nas diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), visam desenvolver ações de assistência estudantil para permanência e êxito de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Enquanto campus avançado, o IFSP-IST atende, prioritariamente, cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) e de Formação Inicial e Continuada (Fic). Em relação à Pae, no IFSP-IST são executados apenas os Programas de Auxílio Permanência e de Ações Universais e tal política é de responsabilidade da Comissão de Análise de Assistência Estudantil (CAAE). Este estudo, ao analisar a Política de Assistência Estudantil do/no IFSP-IST, por meio de pesquisa documental e análise quantiqualitativa de dados do questionário de avaliação da Pae respondidos pelos discentes deste campus, verificou que na instituição há algumas lacunas relacionadas à Pae, tais como a ampliação da compreensão da Pae como política educacional, conhecimento do quadro de servidores do IFSP-IST e dos executores da Pae na instituição, além da aproximação da CAAE com os estudantes. Por outro lado, percebeu-se que os auxílios estudantis contribuem para maior permanência dos estudantes no campus em questão. Sendo assim, compreende-se que o IFSP-IST carece de um trabalho que aprimore as ações da Pae no campus e aproxime a CAAE dos estudantes, para ampliação das percepções destes sobre a Pae e suas contribuições para a permanência estudantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.