A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DAS NOVAS DIRETRIZES
DA PRECARIZAÇÃO À PRIVATIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.1039Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, diretrizes, trabalho, flexibilização, neoliberalismoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo entender as mudanças propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica (DCNEPT), como um movimento marcado por um viés neoliberal e privatista, mediante a apresentação de um ensino flexível, fragmentado e alinhado ao capital. O texto retoma a linha histórica da contrarreforma do Ensino Médio para entender o movimento de origem das Diretrizes. Além disso, alguns pontos das DCNEPT são problematizados a partir dos estudos críticos do campo do trabalho e educação. O estudo confirma as ameaças e retrocessos trazidos pelo documento, sinalizando para consequências junto à estudantes e trabalhadores, bem como estimula a resistência criativa como caminho para superar os desafios apresentados.
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