A ESTRUTURAÇÃO DE UM LABORATÓRIO VIVO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: POTENCIAL PEDAGÓGICO DO CULTIVO DE OCIMUM BASILICUM L. (MANJERICÃO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3183

Resumo

A Educação em Ciências enfrenta desafios contemporâneos complexos. Há uma desconexão entre as expectativas dos alunos por temas fascinantes e o currículo obrigatório, que muitas vezes é percebido como desatualizado e distante da realidade. A visão fragmentada das disciplinas impede os estudantes de compreenderem suas inter-relações e relevância. Nesse contexto, o Laboratório Vivo propõe uma abordagem interdisciplinar, partindo do cultivo de Ocimum basilicum L. (manjericão) como recurso para elaboração de práticas pedagógicas. Por meio deste, desdobram-se conceitos de Química, Física e Biologia de forma integrada e em diálogo com os demais saberes, buscando alternativas para romper com o pragmatismo educacional e consolidando o Laboratório Vivo como locus de elaboração e reelaboração de processos educativos emancipatórios e sustentáveis.

Biografia do Autor

  • Aline Doelingher, Instituto Federal Do Espírito Santo

    Professora de Química, Formada no Instituto Federal do Espírito Santo, atualmente cursando o Mestrado em química do Instituto Federal do espírito Santo e Ciências Biológicas na Universidade Federal do Espírito Santo. Participa do grupo de pesquisa CEPEAS e do Programa Laboratório Vivo, vinculados ao Instituto Federal do Espírito Santo.

  • Therezinha de Jesus Chanca Lovat, Prefeitura Municipal de Vitória

    Professora de Ciências Naturais da Educação Básica no Município de Vitória. Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo com especialização em Ecologia de Ecossistemas na mesma universidade e mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Vinculada ao grupo de pesquisa CEPEAS e integra o Programa Laboratório Vivo no Instituto Federal do Espírito Santo. Atua como mediadora em ações voltadas à Educação Socioambiental Crítica, e na formação de professores. Fez parte da equipe que formulou a organização das diretrizes curriculares de Ciências Naturais do Município de Vitória o ano de 2014.

Publicado

05-07-2025

Como Citar

DOELINGHER, Aline; CHANCA LOVAT, Therezinha de Jesus. A ESTRUTURAÇÃO DE UM LABORATÓRIO VIVO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: POTENCIAL PEDAGÓGICO DO CULTIVO DE OCIMUM BASILICUM L. (MANJERICÃO). Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 93–104, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i3.3183. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3183.. Acesso em: 2 ago. 2025.