A ESTRUTURAÇÃO DE UM LABORATÓRIO VIVO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: POTENCIAL PEDAGÓGICO DO CULTIVO DE OCIMUM BASILICUM L. (MANJERICÃO)
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3183Resumo
A Educação em Ciências enfrenta desafios contemporâneos complexos. Há uma desconexão entre as expectativas dos alunos por temas fascinantes e o currículo obrigatório, que muitas vezes é percebido como desatualizado e distante da realidade. A visão fragmentada das disciplinas impede os estudantes de compreenderem suas inter-relações e relevância. Nesse contexto, o Laboratório Vivo propõe uma abordagem interdisciplinar, partindo do cultivo de Ocimum basilicum L. (manjericão) como recurso para elaboração de práticas pedagógicas. Por meio deste, desdobram-se conceitos de Química, Física e Biologia de forma integrada e em diálogo com os demais saberes, buscando alternativas para romper com o pragmatismo educacional e consolidando o Laboratório Vivo como locus de elaboração e reelaboração de processos educativos emancipatórios e sustentáveis.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.