A ESTRUTURAÇÃO DE UM LABORATÓRIO VIVO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: POTENCIAL PEDAGÓGICO DO CULTIVO DE OCIMUM BASILICUM L. (MANJERICÃO)
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3183Abstract
A Educação em Ciências enfrenta desafios contemporâneos complexos. Há uma desconexão entre as expectativas dos alunos por temas fascinantes e o currículo obrigatório, que muitas vezes é percebido como desatualizado e distante da realidade. A visão fragmentada das disciplinas impede os estudantes de compreenderem suas inter-relações e relevância. Nesse contexto, o Laboratório Vivo propõe uma abordagem interdisciplinar, partindo do cultivo de Ocimum basilicum L. (manjericão) como recurso para elaboração de práticas pedagógicas. Por meio deste, desdobram-se conceitos de Química, Física e Biologia de forma integrada e em diálogo com os demais saberes, buscando alternativas para romper com o pragmatismo educacional e consolidando o Laboratório Vivo como locus de elaboração e reelaboração de processos educativos emancipatórios e sustentáveis.
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.