Ensino de Física por Investigação: Usando o Arduíno como Ferramenta Educacional

Autores/as

  • TIAGO ADMIRAL Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.495

Palabras clave:

Ensino de física. Arduino. Sequência Didática Investigativa

Resumen

Dada a necessidade constante de compreender melhor as maneiras de aplicação de novas tecnologias em sala de aula, este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência bem sucedida de ensino de física por investigação, utilizando-se de ferramentas tecnológicas como o arduino. A situação problema do trabalho foi como desenvolver um sistema capaz de controlar, de forma autônoma, a temperatura de um aquário mantendo a mesma dentro de uma faixa entre  23C e 27C. A pesquisa foi desenvolvida com a aplicação de uma Sequência Didática Investigativa (SEI) de cinco aulas, com alunos do terceiro ano do curso de ensino médio integrado em informática e, além dos conhecimentos desenvolvidos com os alunos, gerou um protótipo funcional que foi apresentado na feira de ciências da instituição.

Publicado

17-08-2020

Cómo citar

ADMIRAL, TIAGO. Ensino de Física por Investigação: Usando o Arduíno como Ferramenta Educacional: . Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 116–131, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v9i1.495. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/495.. Acesso em: 25 nov. 2024.

##plugins.generic.dates.received##

05-02-2020

##plugins.generic.dates.accepted##

06-07-2020

##plugins.generic.dates.published##

17-08-2020

Artículos similares

141-145 de 145

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.