Ensino de Física por Investigação: Usando o Arduíno como Ferramenta Educacional

Authors

  • TIAGO ADMIRAL Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.495

Keywords:

Ensino de física. Arduino. Sequência Didática Investigativa

Abstract

Dada a necessidade constante de compreender melhor as maneiras de aplicação de novas tecnologias em sala de aula, este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência bem sucedida de ensino de física por investigação, utilizando-se de ferramentas tecnológicas como o arduino. A situação problema do trabalho foi como desenvolver um sistema capaz de controlar, de forma autônoma, a temperatura de um aquário mantendo a mesma dentro de uma faixa entre  23C e 27C. A pesquisa foi desenvolvida com a aplicação de uma Sequência Didática Investigativa (SEI) de cinco aulas, com alunos do terceiro ano do curso de ensino médio integrado em informática e, além dos conhecimentos desenvolvidos com os alunos, gerou um protótipo funcional que foi apresentado na feira de ciências da instituição.

Published

17-08-2020

How to Cite

ADMIRAL, TIAGO. Ensino de Física por Investigação: Usando o Arduíno como Ferramenta Educacional: . Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 116–131, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v9i1.495. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/495.. Acesso em: 25 nov. 2024.

Received

05-02-2020

Accepted

06-07-2020

Published

17-08-2020

Similar Articles

141-145 of 145

You may also start an advanced similarity search for this article.