JARDINS TERAPÊUTICOS E HORTAS URBANAS: ARTICULANDO SAÚDE E AMBIENTE NO TERRITÓRIO VIVIDO NA FORMAÇÃO DE ECOEDUCADORES A PATIR DO LABORATÓRIO VIVO
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3220Palabras clave:
Práticas integrativas e complementares. Plantas medicinais. Jardins terapêuticos. Laboratório Vivo.Resumen
O relato em tela refere-se a parceria formativa entre Saúde e Educação no território vivido que há décadas acontece em Vitória/ES, em torno de um ponto comum: as plantas medicinais. No início o Programa de Extensão Integração da Universidade com o ensino de 1º grau (MEC/SENESU/FNDE) Alternativas para o ensino de Ciências Naturais articulou-se com o Programa municipal de Fitoterapia. Sua implementação se deu em escolas, unidades básicas de saúde, movimentos comunitários e espaços acadêmicos de pós-graduação em processos formativos inter/transdisciplinares articulando conhecimentos populares e científicos inovadores. As raízes e sementes desse trabalho brotaram no cotidiano da cidade de Vitória como foi o Coletivo Educador Ambiental (2006-2011). Em 2023 realizou-se a Formação de eco educadores no âmbito Laboratório Vivo segundo edital nº 06/2023-Ifes/VV apoiado pela FAPES na Cidade de Inovação com dez oficinas temáticas, sendo uma delas sobre Práticas integrativas e complementares para promoção da saúde no SUS (PICS) fruto da referida parceria.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.