USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Ladiane Lopes de Vasconcelos IFES
  • ALINE MATTOS DE SOUZA MARQUES INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • JOSE WILKER CALATRONE INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • RENATO MIGUEL MACHADO MACHADO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • MANUELLA VILLAR AMADO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1423

Palabras clave:

Videoaula. Geociências. Contextualização. Pandemia. CTS.

Resumen

A Sequência Didática (SD) com abordagem CTSA intitulada “Ih! Choveu barranco escorreu”, foi aplicada em uma escola pública, na 1ª série do Ensino Médio Regular, tendo por objetivo, debater sobre a dinâmica dos desastres naturais pelos alunos, tratando especificamente os deslizamentos de massas. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, organizada em três etapas: 1) Construção da SD; 2) Validação a priori, feita por pares; 3) validação a posteriori. Realizada a partir da intervenção escolar. A validação de pares mostrou que alguns pontos necessitavam de mudanças para que o trabalho fosse realmente efetivo. A intervenção em ambiente escolar evidenciou as opiniões, dificuldades e interesse dos alunos, principalmente a utilização de vídeoaula em sala, no qual contribuiu para a compreensão de termos científicos. Conclui-se que a SD proporcionou experiências significativas e estimulantes, envolvendo a escolha do tema sobre desastres naturais no ensino de Ciências Naturais.

Publicado

25-04-2023

Artículos similares

1-10 de 13

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.