PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB

PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB

Authors

  • JOSUE MENDES IFB
  • WYNNE NAGRATH SOUSA OLIVEIRA IFB
  • LUCAS HIPÓLITO PESSOA DE MELO IFB

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i2.1617

Keywords:

Multiletramentos. Plataforma de leitura e escrita. Informática aplicada. Gamificação.

Abstract

O projeto “Plataforma digital dos multiletramentos: literatura e tecnologia no ensino médio do IFB” propôs a construção da ferramenta digital Multiletramentos, a fim de (re)criar novas (re)leituras e (re)escritas baseadas em momentos interativos, criatividade cognitiva, percursos autorais e competência tecnológica. A metodologia ativou as “cirandas dialógicas” para a produção dos sentidos do texto, mesclando o método tradicional de ensino e os jogos digitais, aproximando o leitor da geração “Millenials”. Nelas, o leitor faz uma leitura mediada, de forma oral, impressa ou digital; em seguida, desenvolve percursos de leitura e escrita, utilizando técnicas variadas, para validação de seus pares. Por fim, especialistas de informática ensinam como
migrar essas ideias para os artifícios digitais dos multiletramentos, de modo lúdico e criativo. O presente artigo retrata a concepção da ferramenta Multiletramentos, aplicada a estudantes do Ensino Médio Integrado à Informática do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília, sob a orientação dos alunos de licenciatura, em três momentos: Cirandas Dialógicas, Cartas com Café e Contos Machadianos.

Published

11-07-2022

How to Cite

MENDES, JOSUE; NAGRATH SOUSA OLIVEIRA, WYNNE; HIPÓLITO PESSOA DE MELO, LUCAS. PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 20–33, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i2.1617. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1617.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Received

13-02-2022

Accepted

04-07-2022

Published

11-07-2022

Similar Articles

131-140 of 140

You may also start an advanced similarity search for this article.