ADEQUAÇÃO A PROGRAMAS DE CONTROLE DE QUALIDADE EM UMA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE CASTELO - ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.924Palabras clave:
Agroindústria familiar, Gestão da qualidade, Boas práticas de fabricaçãoResumen
As agroindústrias familiares têm grande impacto social e econômico no Espírito Santo. Os programas de controle de qualidade, como as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), são fundamentais para o bom funcionamento das agroindústrias, mas muitas vezes não são aplicados. A partir do exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar a adequação a RDC n° 275, de 21 de outubro de 2002, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em uma agroindústria familiar de chips (banana, batata doce, mandioca e inhame) no município de Castelo - ES. Como metodologia de estudo, realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva e uma lista de verificação para a coleta de dados foi utilizada. Observou-se que a agroindústria em estudo estava em adequação com a legislação e apresentou conformidade com mais da metade dos requisitos propostos. Entretanto, alguns pontos estavam menos adequados que outros, como é o caso dos manipuladores e da ausência de manuais de BPF ou de POP, que pode ser devido à falta de fiscalização e a falta de pessoal especializado na agroindústria. A partir deste trabalho foi possível concluir que a agroindústria estava adequada às normas de Boas Práticas, mas existiam pontos que precisavam ser melhorados, como a elaboração dos manuais de Boas Práticas de Fabricação e dos Procedimentos Operacionais Padronizados.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).