MAPEAMENTO DA REDE DE PRODUÇÃO DA CARNE DE SOL EM MONTANHA-ES: ELEMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v4i2.354Palabras clave:
Carne de Sol, Cultura, Montanha-ES, Trabalho, EducaçãoResumen
Este artigo é o resultado de um projeto de extensão de Mapeamento das Redes de Produção de Cultura de Montanha-ES, que compõe o projeto maior intitulado Mapeamento Sociocomunitário e Geoespacial do município de Montanha – o “Projeto Conhecer”. O projeto objetivou conhecer, produzir e coadunar dados históricos, demográficos, econômicos, ambientais, culturais e de infraestrutura do município, a fim de avaliar e prospectar a atuação do Instituto Federal do Espírito Santo para o lugar. Este artigo apresentará a tipificação dos dados construídos em campo, com destaque para os dados relativos à rede produtora de carne de sol. Os resultados obtidos com o mapeamento indicaram que a atividade cultural de destaque no município é a carne de sol e que uma atuação planejada do Ifes na região, que contemple a participação dos envolvidos nesta cadeia produtiva, pode gerar benefícios aos produtores e à cidade. Portanto, entendese que as bases de construção coletiva do projeto político-pedagógico deve perpassar pelo interesse da comunidade, de modo a articular tradição cultural e sustentabilidade. A execução deste projeto correspondeu a uma complexa trama de mobilização de professores e alunos de diferentes campi do Instituto Federal do Espírito Santo, além de órgãos públicos de pesquisa e habitantes do município.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).