Diferentes fuentes de fertilizantes en el cultivo de la cúrcuma (Curcuma longa L.).docx
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2663Palabras clave:
cama de frango, organomineral, rizomas, sustentávelResumen
O açafrão é uma hortaliça pertencente à família Zingiberaceae com elevadas propriedades nutracêuticas. Devido suas conhecidas propriedades medicinais, durante seu cultivo é importante reduzir o uso de adubos minerais. Assim, este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho agronômico do açafrão, utilizando na adubação diferentes fontes de adubos: químicos, orgânicos e organominerais. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com quatro repetições e seis tratamentos: T1- Testemunha, sem adubação; T2- 50% cama de frango + 50% adubação mineral; T3- 50% cama de peru + 50 % adubação mineral; T4- apenas adubação com cama de frango; T5- Apenas adubação com cama de peru; T6- apenas adubação mineral. A velocidade de emergência de rizomas de açafrão, com uma média de 4,92, não foi influenciada pela aplicação dos diferentes tipos de adubos. As plantas que receberam adubos orgânicos alcançaram maiores alturas, atingindo 27,12 cm no tratamento com cama de peru. Já a utilização de adubos organominerais promoveram maior brotação, com 5,43 brotos por planta no tratamento com organomineral (50% cama de frango + 50% adubação mineral). As maiores produtividades foram alcançadas nos tratamentos com cama de peru, apresentando produtividade comercial de 25,22 t ha-1, produtividade total de 44,9 t ha-1 e massa de matéria fresca de 30,44 t ha-1. Resultados semelhantes foram observados com o uso de cama de frango e organomineral (50% de cama de frango + 50% de adubação mineral). O uso apenas da adubação orgânica atende às exigências nutricionais do açafrão.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).