DESMISITIFICANDO AS NOVAS ENERGIAS DO SÉCULO XXI: UMA TEMÁTICA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores/as

  • Rute Janaína da Costa Silva Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vila Velha, 29106-010, Vila Velha – ES, Brasil.
  • Helder Osvaldo Biscardin Vieira Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vila Velha, 29106-010, Vila Velha – ES, Brasil.
  • Fabricio Rodrigues Pereira Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vila Velha, 29106-010, Vila Velha – ES, Brasil.
  • Cristiane Pereira Zdradek Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vila Velha, 29106-010, Vila Velha – ES, Brasil.
  • Roberto Pereira Santos Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vila Velha, 29106-010, Vila Velha – ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2468

Palabras clave:

Energias, Energias renováveis, Ensino, Química, Peer-instruction, Plickers

Resumen

Considerando que o estudo de energias com o passar do tempo, tem sido um assunto crescente devido às necessidades de opções de fontes de energias pelo mundo, o presente trabalho traz um enfoque na abordagem da temática, a fim de promover uma desmistificação dos conceitos relacionados à energia renovável, energia limpa e energia sustentável dentro do ensino de química, além de promover o interesse por uma área tão relevantemente necessária à sociedade. O ensino dessa temática é permeada pelo ensino de ciências e que validada por Chassot (2016, p. 63), não é algo pronto, ou seja, está em constante transformação e mudanças e são nos erros que a construção de um novo conhecimento é possível e cabe a ela, explicar e transformar o mundo por meio de uma linguagem acessível. Diante dessa realidade, o presente trabalho desenvolveu, aplicou e avaliou o uso da metodologia ativa Instrução Por Pares (Peer-Instruction, PI) no ensino de Energias: Renovável, Sustentável e Limpa, na disciplina de Química. Essa metodologia, tem como objetivo o trabalho por pares de alunos, promovendo atividades em que há estimulação da aplicação de conceitos discutidos em tempo real, enquanto explicam aos seus pares e, ao mesmo tempo promovem discussão, gerando o conflito sócio cognitivo que é originado pela potencialização destas interações. Para validação dessa metodologia, a pesquisa foi realizada utilizando a ferramenta Plickers, que apresenta possibilidade de aplicação de questionários sem a necessidade de uso da internet pelos estudantes e em tempo real expressa quantitativamente acertos e erros das respostas dos questionários, possibilitando um olhar mais preciso do discente frente às dificuldades encontradas na elaboração dessas respostas.

 

DESMISITIFICANDO AS NOVAS ENERGIAS DO SÉCULO XXI: UMA TEMÁTICA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA

Publicado

28-03-2024

Cómo citar

DESMISITIFICANDO AS NOVAS ENERGIAS DO SÉCULO XXI: UMA TEMÁTICA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA . (2024). Revista Ifes Ciência , 10(2), 01-08. https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2468

Artículos similares

101-110 de 131

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a