MORFOMETRIA DA BACIA DO RIO FORMIGA UTILIZANDO O ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2323Palabras clave:
coeficiente de compacidade, densidade de dreangem, propensão a enchenteResumen
Muitas cidades, por falta de planejamento urbano ou outros motivos, sofrem constantemente com enchentes e inundações, por isso faz-se necessário criar mecanismos que auxiliem na prevenção desses desastres. Este trabalho traz o estudo morfométrico da bacia que influencia na ocorrência de enchentes na área urbana do município de Formiga-MG, utilizando como principal ferramenta os dados do Zoneamento Ecológico-Econômico de Minas Gerais disponíveis na Plataforma IDE-Sisema. Foi feita coleta de dados geomorfométricos que foram processados para a obtenção de informações como área, perímetro, comprimento axial etc. Esses elementos permitiram a estimativa de indicadores do comportamento físico e hidrológico da bacia, como fator de forma, densidade de rede de drenagem, entre outros. A bacia apresenta mediana propensão a enchentes, conforme mostraram o índice de circularidade (Ic = 0,51), fator de forma (Ff = 0,52) e a razão de elongação (Re = 0,82). Essa mediana propensão a enchentes da bacia hidrográfica analisada é devida, principalmente, à sua forma e à impermeabilização do solo pelas construções civis às margens de seus principais rios.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).