A GESTÃO DE JUSTIÇA DA DIVERSIDADE: IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA ORGANIZACIONAL CONTEMPORÂNEA
GESTÃO DE JUSTIÇA DA DIVERSIDADE: IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA ORGANIZACIONAL CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1941Palabras clave:
Diversidade. Justiça Organizacional. Percepção dos gestores. Grupos Minorizados. Gestão de Justiça da Diversidade.Resumen
Este trabalho se propõe investigar na forma qualitativa a justiça organizacional com ênfase na diversidade, procurando apreender as ações e eventos desenvolvidos por gestores considerados de grupos minorizados que estimulam a gestão da diversidade nas organizações em que atuam como liderança. Do ponto de vista teórico, o estudo fundamentou-se nas três dimensões da justiça organizacional: a distributiva, processual e interpessoal. O estudo considerou o ponto de vista do gestor, como agente ativo na tomada de decisões. Por meio de entrevistas junto a gestores identificados com características diversas de raça, gênero, orientação sexual, credo, deficiência física, idade e diversidade cultural, tenta-se identificar algumas ações e eventos junto aos funcionários da organização que estão relacionados a salários e recompensas, processos de trabalho e relações de trabalho voltados para a gestão da justiça da diversidade. Os resultados encontrados indicam que os gestores que são categorizados como minorizados, seguem o padrão cultural/econômico clássico de máxima produtividade e alcance de resultados, sem estabelecer diretrizes para aprimorar a justiça organizacional voltada para a diversidade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).