CARVÃO ATIVADO A BASE LIGNINA EXTRAÍDA DE RESÍDUOS CERVEJEIROS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1129Palabras clave:
Bagaço de Malte de Cevada, Lignina, Carvão ativado, infravermelho médio, ultravioletaResumen
O bagaço do malte de cevada é um dos principais resíduos da indústria cervejeira, diante disso, torna-se importante testar diferentes formas de aproveitamento do mesmo ao invés de sua utilização como ração animal, ou simplesmente descarte. Em sua composição química, o bagaço do malte apresenta entre seus componentes, a lignina, uma macromolécula tridimensional amorfa com base estrutural em unidades de fenil-propano distribuídas em cadeias aromáticas, com ligações tridimensionais. Esta pesquisa teve como objetivo a produção de carvão ativado a partir da lignina, uma vez que, ela é um subproduto da extração de celulose e hemicelulose do bagaço do malte de cevada. Após sua queima em mufla, este carvão apresentou resultados positivos como um adsorvente de contaminantes da água (querosene) quando testado por espectrofotometria de absorção na região do ultravioleta.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).