REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.272Keywords:
Insucesso escolar, reprovação, abandono, MatemáticaAbstract
O insucesso escolar, pelos fenômenos da reprovação e do abandono, representa um desafio a ser superado em busca da promoção da aprendizagem. Assim, são necessárias ações que possam identificar suas principais causas de modo a encontrar caminhos para minimizar esse grave problema na educação. Com esse propósito, este estudo objetiva identificar causas do insucesso escolar na disciplina de Matemática, por meio de investigações, análises e interpretações das informações coletadas no curso técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes – Campus Colatina). Metodologicamente, foi utilizado um questionário semiestruturado para subsidiar a pesquisa. O aporte teórico está fundamentado nas concepções educacionais de Freire, Beneventes, Vygotsky, dentre outros. Para a análise, utilizou-se a abordagem qualitativa, descrevendo, explicando e explorando a evidenciação do problema. Os resultados apontam que os colaboradores já foram reprovados em pelo menos uma etapa do curso e revelam que as causas perpassam por complexos motivos, além de darem a ver a urgência de se promover ações que possam reverter a realidade posta.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).