PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO: REVISÃO TEÓRICA E PROJEÇÃO BRASILEIRA
Revisão teórica e projeção brasileira
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1644Palavras-chave:
petróleo, perfuração, projeção, revisãoResumo
A obtenção do petróleo é um desafio desde 1859, quando foi perfurado o primeiro poço de exploração do petróleo. A busca pela melhoria da tecnologia de perfuração é de suma importância para o ramo petrolífero, de modo que seja possível atingir reservatórios cada vez mais fundos. Um ponto importante nessa busca é que são publicados um número expressivo de estudos todos os anos. Por essa razão, o presente artigo tem por objetivo realizar uma revisão das tecnologias utilizadas atualmente, fazer uma projeção da situação da perfuração de poços petrolíferos no território brasileiro e a questão ambiental. Como resultado, o parecer mercadológico se mostrou favorável para o crescimento brasileiro, o âmbito ambiental mostrou-se em alta e, além disso, as tecnologias de aprendizado de máquina estão sendo cada vez mais implementadas no sistema de perfuração de poços de petróleo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).