VIABILIDADE DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE DEJETOS SUÍNOS CONSIDERANDO REDUÇÃO DO DESPACHO DE USINAS TERMELÉTRICAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v3i2.341Palavras-chave:
Biomassa, Fontes Renováveis de Energia, Poluição Atmosférica, TermelétricaResumo
Desde 2014, devido à crise hídrica brasileira, tem sido necessário maior despacho de usinas termelétricas, ocasionando reajustes tarifários de energia elétrica e aumento da emissão de poluentes. Assim, o uso de fontes renováveis vem ganhando espaço e entre elas está a biomassa, muitas vezes descartada inadequadamente. Considerando o aproveitamento de dejetos suínos, biomassa de alto potencial de geração de gás metano, este trabalho analisa a viabilidade de implantação de biodigestores anaeróbicos em residências como forma de geração distribuída. Os resultados indicam que a proposta contribui para redução da emissão de poluentes, trazendo vantagens financeiras ao sistema de saúde, que podem ser convertidas em incentivos aos produtores de energia, tornando o sistema economicamente viável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).