O CARÁTER EQUALITÁRIO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS

Autores

  • João Vitor Ramos Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v5i2.442

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Cotas étnico-raciais, Educação, Movimento Negro, Racismo

Resumo

O presente artigo estabelece um paralelo entre os materiais bibliográficos referentes ao período escravocrata vivido no Brasil, bem como suas cicatrizes pulsantes até os dias atuais. Pretende-se, por meio desse histórico legitimar as lutas do Movimento Negro para o rompimento do ciclo vicioso, no qual o negro mantém-se como a base do sistema hierárquico capitalista, permanecendo marginalizado pela, e na sociedade. Com base em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e no método materialista histórico-dialético, foi atribuído corpo à ideia de produzir um material científico que apresentasse questionamentos e viabilizasse um suporte para reflexões acerca das disparidades entre negros e brancos no Brasil, sobretudo na área educacional. Objetiva-se com isso, discutir a política de cotas étnico-raciais como um mecanismo de justiça social e de democratização do ensino, tendo por finalidade viabilizar o ingresso de pretos, pardos e indígenas no sistema federal de ensino médio e superior público, com o propósito de reparar a dívida histórica com o grupo que por tanto tempo teve seus direitos negados, e que anseia pela retirada completa de suas amarras.

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Publicado

23-12-2019

Como Citar

O CARÁTER EQUALITÁRIO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS. (2019). Revista Ifes Ciência , 5(2), 135-149. https://doi.org/10.36524/ric.v5i2.442

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