TERRITÓRIO, DEVOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SÃO BENEDITO: RITOS DE SOCIABILIDADE PORTOSSEGURENSE
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i2.121Palavras-chave:
Palavras-chave: Relações Étnico-Raciais; Território; Pedagogia dos Objetos; Santo Negro.Resumo
Resumo: O artigo procura realizar uma análise sobre ritos de sociabilidade e a estruturação do território da devoção em são Benedito, o santo negro de Porto Seguro-BA. O estudo dialoga com possibilidades educacionais e decoloniais, fazendo uso da pedagogia dos objetos e se materializando em estudos sobre aspectos religiosos locais e culturais. A história da Capela, a Irmandade dos homens pretos e as relações étnico-raciais que se estabeleceram neste espaço são também objetos de reflexão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).