A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.389Palavras-chave:
Enem, autoria, avaliaçãoResumo
Este trabalho tem o objetivo de suscitar reflexões a respeito da autoria na conjuntura da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pretende-se, especificamente, analisar como a autoria é vista e requerida em uma cartilha de redação oficial do exame, publicada no ano de 2016. O norteamento teórico-filosófico que guia este estudo está embasado nos conceitos de autor em Mikhail Bakhtin (2011), em interface ao de autor em Michel Foucault (2006). O trabalho guia-se metodologicamente por uma perspectiva indiciária (GINZBURG, 1986) fundamentada em uma base dialógica de observação. Os resultados da análise apontam que a visão institucional sobre a autoria no Enem afasta tal processo do campo da subjetividade dialógica e o aproxima de uma racionalização monológica pela via da escrita.
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