CULTIVO CELULAR COMO MÉTODO ALTERNATIVO PARA AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS COSMÉTICOS

Autores

  • Ágatha Evani Santilho Rossiter Instituto Federal do Espírito Santo
  • Laís Barbosa Faria Instituto Federal do Espírito Santo
  • Herllon Karllos Athaydes Kerr Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcella Leite Porto Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v11i1.3210

Palavras-chave:

cosmetologia, ensaios in vitro, modelo de pele, cultivo celular, citotoxicidade.

Resumo

O uso de produtos cosméticos tem apresentado crescimento contínuo, impulsionado pelo aumento da preocupação com a estética e o bem-estar pessoal. Durante o desenvolvimento desses produtos, a realização de testes para garantir sua segurança e eficácia é essencial. Tradicionalmente, esses testes foram conduzidos em modelos animais, devido à sua semelhança fisiológica com os seres humanos, o que gerou intensos debates éticos e científicos. Atualmente, em diversos países, incluindo o Brasil, o uso de animais para testes cosméticos é proibido, evidenciando a necessidade de métodos alternativos. Nesse contexto, o cultivo celular surge como uma abordagem promissora para a avaliação toxicológica e funcional de produtos cosméticos. Este trabalho teve como objetivo caracterizar diferentes ensaios, baseados em cultura celular, utilizados como alternativa aos testes tradicionais, com foco na avaliação de segurança. Para isso, foram selecionados artigos de revisão e oito estudos publicados nos últimos 20 anos que abordam métodos in vitro aplicados à testagem de cosméticos. Os resultados indicam que as metodologias baseadas em cultivo celular oferecem dados confiáveis, reforçando sua viabilidade como ferramenta substitutiva aos ensaios com animais.

 This graphical abstract illustrates the transition from animal testing to alternative in vitro methods for evaluating the safety of cosmetic products.

Downloads

Publicado

11-09-2025

Edição

Seção

Ciências Biológicas e Saúde

Como Citar

CULTIVO CELULAR COMO MÉTODO ALTERNATIVO PARA AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS COSMÉTICOS. (2025). Revista Ifes Ciência , 11(1), 01-09. https://doi.org/10.36524/ric.v11i1.3210

Artigos Semelhantes

21-30 de 372

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.