O LIVRO JUCA FUBÁ VISITA UMA CIDADE E A VERGONHA DOS ANALFABETOS: CONFIGURAÇÕES SOCIAIS DE COMBATE AO ANALFABETISMO NO BRASIL (1947- 1963)
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v3i1.305Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Analfabetismo, Sociodinâmica estabelecidos e outsidersResumo
Este texto é resultado de pesquisa que teve por finalidade investigar a primeira iniciativa governamental de educação de adolescentes e adultos no Brasil, a partir de 1947, intitulada de Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA). Ao longo da investigação, foram encontrados livros, destinados aos alunos matriculados nas classes da CEAA. Trabalhamos com um desses impressos, qual seja: Juca Fubá visita uma cidade, por meio da seguinte problematização: de que modo e com quais intenções emergiram, nesse livro, estigmas relativos à “legitimidade da marginalidade” do analfabeto rural numa visita a uma grande cidade? Recorremos ao modelo de figuração da sociodinâmica estabelecidos e outsiders, elaborado por Norbert Elias e Scotson (2000), que traz importantes reflexões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).