RESGATE DA MEMÓRIA DOS PERSEGUIDOS POLÍTICOS NO BRASIL: CURRICULOS E SABERES EMANCIPATÓRIOS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.273Palavras-chave:
Currículo, perseguidos políticos, memória, educação, direitosResumo
Esta pesquisa apresenta reflexões acerca da importância do resgate da memória em torno da resistência ao regime militar no Brasil como um elemento fundamental na construção de uma educação emancipatória. Para que possa efetivar a justiça transicional em nosso país o caminho passaria por um novo projeto educativo, não necessariamente escolar, em que as memórias reveladas possam ter espaços de visibilidade e compor os horizontes de sentido histórico das novas gerações.
Assim, a pergunta que norteia o presente artigo é: De que forma um projeto educativo emancipatório utilizaria a memória como fator de potencialização da tomada de consciência dos indivíduos?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).