PERFIL ESPECTRAL DE FÁRMACOS E DROGAS DE ABUSO OBTIDOS POR DIFERENTES ANALISADORES DE MASSAS (FT-ICR E LTQ): UMA ABORDAGEM DA FONTE DE IONIZAÇÃO ELECTROSPRAY
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i3.2227Palavras-chave:
espectrometria de massas, ESI( ), FT-ICR MS, LTQ MSResumo
A espectrometria de massas é uma técnica que tem a capacidade de detectar, contar, caracterizar moléculas de diversas composições. Entre os componentes principais da técnica estão as fontes de ionização e analisadores de massas, que possuem especificidades de seus respectivos fabricantes. Nesse sentido, esse trabalho buscou analisar o perfil espectral, a partir de análises de fármacos de uso humano e veterinário e drogas de abuso, por um mesmo tipo de fonte de ionização; a electrospray ionization (ESI), modo positivo de ionização, acoplada aos analisadores de massas Fourier transform ion cyclotron resonance (FT-ICR) e linear ion trap (LTQ). Foram analisados oito padrões: Abamectina (C48H72O14); Ceftiofur (C19H17N5O7S3); Diclofenaco de potássio (C14H10Cl2NO2K); Ivermectina (C48H74O14); Lincomicina (C18H34N2O6S); Moxidectina (C37H53NO8); Progesterona (C21H30O2); Valerato de estradiol (C23H32O3); e duas amostras de drogas de abuso: cocaína (C17H21NO4) e selo (contendo 25I-NBOMe (C18H22INO3) e 25C-NBOMe (C18H22ClNO3)). A partir dos dados adquiridos, foi observado, na maioria dos casos, espectros com sinais indicativos de formação de adutos, [M + Na]+, [M + K]+, moléculas protonadas [M + H]+, ou até mesmo como dímeros, [2M+H]+, [2M + Na]+, e [2M + K]+. Assim, embora a análise com o equipamento ESI(+)FT-ICR MS apresente altíssima resolução e precisão de massas, as análises pelo equipamento ESI(+)LTQ MS forneceram uma análise rápida e eficiente realização de experimentos de MS/MS, que contribuíram para confirmação da estrutura da molécula detectada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).