MÁQUINA DE VETORES DE SUPORTE PARA CLASSIFICAÇÃO DE ANOMALIAS EM TRILHO A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS DE TEXTURA DE IMAGENS DIGITAIS

Autores

  • Paulo Cézar Lobo Rodriguez Instituto Federal do Espírito Santo – campus Vitória
  • André Stanzani Franca Vale S/A
  • Flávio Garcia Pereira Instituto Federal do Espírito Santo – campus Serra
  • Reginaldo B. Nunes Instituto Federal do Espírito Santo – campus Vitória
  • Shirley P. N. Cani Instituto Federal do Espírito Santo – campus Vitória
  • Mariana Rampinelli Fernandes Instituto Federal do Espírito Santo – campus Vitória

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1830

Palavras-chave:

processamento de imagens, ferrovia, inspeção de ferrovia, Máquina de Suporte Vetorial

Resumo

O sistema ferroviário desempenha uma função importante no transporte de carga e de pessoas de um país. Para garantir a qualidade e segurança dos serviços, as empresas que detêm a concessão de malhas ferroviárias precisam ter como foco a manutenção e preservação dos trilhos. Este trabalho propõe uma ferramenta computacional que auxilia na classificação de danos encontrados na superfície dos boletos dos trilhos a partir de imagens capturadas por câmeras. Os trilhos foram classificados em três categorias, a depender do grau de severidade do dano apresentado no boleto: trilhos com o boleto em boas condições, trilhos com o boleto apresentando danos que podem ser reparados com esmerilhamento e trilhos com boletos apresentando danos severos que exigem substituição imediata. Neste trabalho foram executadas técnicas de extração de características a partir da análise de textura, espalhamento e distribuição estatística dos níveis de cinza das imagens dos trilhos. As características extraídas serviram de dados de entrada para um classificador de Máquina de Vetores de Suporte SVM. O método de classificação proposto atingiu uma acurácia média de 95,74% e uma precisão média de 96,21%. Os resultados alcançados mostram que a ferramenta proposta é promissora e pode ser aplicada na inspeção de trilhos.

Biografia do Autor

  • Paulo Cézar Lobo Rodriguez, Instituto Federal do Espírito Santo – campus Vitória

    Paulo C. L. Rodrigues, born in 1986, in the city of Vila Velha in the state of Espírito Santo - Brazil. Bachelor's Degree in Electrical Engineering from the Federal University of Maranhão (UFMA) in 2013, Postgraduate degree in Maintenance Management from the Graduate Institute (IPOG) in 2021. Works as a Maintenance and Construction Engineer in the industrial segments and in electricity distribution. His research lines of interest include computer vision, artificial intelligence, protection of electrical systems.

  • André Stanzani Franca, Vale S/A

    André S. Franca has an undergraduate degree in electrical engineering from Federal University of Espírito Santo (2006), a graduate degree in oil and gas planning engineering from PROMINP / Petrobrás (2008), and an M.Sc. in electrical engineering from Federal University of Espírito Santo (2017). His main interests are robotics, pattern recognition, artificial intelligence, image processing and computer vision.

        Since 2005, he works at Vale S.A. in research and development projects, mainly at railways and ports. He is currently an innovation leader in the Ferrous Innovation and Technology department.

Downloads

Publicado

08-06-2023

Edição

Seção

Engenharias

Como Citar

MÁQUINA DE VETORES DE SUPORTE PARA CLASSIFICAÇÃO DE ANOMALIAS EM TRILHO A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS DE TEXTURA DE IMAGENS DIGITAIS. (2023). Revista Ifes Ciência , 9(1), 01-12. https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1830

Artigos Semelhantes

11-20 de 362

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)