O DESAFIO DA DEMOCRATIZAÇÃO
o desenvolvimento de uma Guia de Acesso como estratégia de orientação para melhorar o acesso ao IFRS campus Bento Gonçalves
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v4i1.485Palavras-chave:
Rede federal de educação tecnológica, Processo seletivo, Democratização da educaçãoResumo
A expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com a criação dos Institutos Federais, ampliou significativamente os cursos e vagas ofertadas, o que contrasta, por vezes, com a dificuldade na ocupação dessas vagas e com processos seletivos cada vez mais disputados que, devido às avaliações meritocráticas, acabam excluindo muitas vezes os estudantes pobres, provenientes da escola pública. Percebe-se que existe muita complexidade nos processos seletivos, com editais pouco acessíveis e compreensíveis pelos estudantes, os quais, muitas vezes, não entendem o sistema de ingresso e também pouco compreendem o sistema de reserva de vagas para o ensino público. A presente pesquisa buscou desenvolver um produto educacional para melhorar o sistema de ingresso no IFRS campus Bento Gonçalves, contribuindo para que o acesso pleno se efetive e promova uma maior inclusão de estudantes oriundos da escola pública na Instituição. O estudo realizado foi qualitativo, de cunho exploratório, sendo delimitado ao IFRS campus Bento Gonçalves. O produto educacional desenvolvido (Guia de Acesso), material textual e interativo conforme classificação da Área de Ensino da CAPES, foi aplicado no processo seletivo de 2019/1 do referido campus. A avaliação do produto demonstrou que o Guia apresenta uma orientação mais didática, clara e objetiva, facilitando a compreensão do processo seletivo por parte dos estudantes candidatos, contribuindo para aperfeiçoar a divulgação sobre as modalidades de acesso e de seleção, das opções de curso ofertadas pelo IFRS, além de aumentar o interesse dos estudantes pelo processo seletivo do IFRS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.