REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v2i1.371Palavras-chave:
Práxis, Proeja, ResistênciaResumo
O artigo explicita os desafios da práxis docente evidenciadano Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Vitória. Contextualiza o momento atual marcado pela imposição da contrarreformado ensino médio, materializada na Lei nº 13.415 de 16/02/2017 epor meio da apropriação dos aportes da pesquisa documental (HELDER, 2006), explora, pontualmente, as experiências do Proeja, em específico, do Curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos.Além da pesquisa bibliográfica e virtual, foram utilizados relatórios de atividades desenvolvidas junto aos estudantes do Proeja e que serviram de instrumentos para as análises e referências para a devida compreensão acerca da práxis docente. São experiências articuladas no campo do ensino, pesquisa e extensão que estreitam as relações comunidade, mundo do trabalho, práticas políticas e culturais. Essas dimensões interligadas,indicam a perspectiva da consolidação da relação indissociável escola-sociedade, promovem o protagonismo estudantil e ressignificam o movimento de resistência e de compromisso histórico com a luta pelo ensino público e de qualidade para aqueles que vivem do trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.