ESTADO DO CONHECIMENTO:
UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8i2.1898Palavras-chave:
Desenvolvimento local e regional, cursos técnicos, Institutos FederaisResumo
RESUMO: Este artigo tem por objetivo apresentar um estado do conhecimento sobre as produções científicas e tecnológicas que buscam analisar o processo de interiorização e expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), verificando as mudanças locais e regionais onde essas instituições foram construídas, ou onde outras instituições foram transformadas em IF. Para a realização deste estudo, faz-se uma seleção das dissertações e teses publicadas em duas bases de dados, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES), no período de 25 a 30 de julho de 2022, resultando na análise de 21 trabalhos, sendo 19 dissertações e duas teses. Os resultados apontam que o IF tem cumprido o seu papel social com a ampliação das vagas e da oferta de novos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, concomitantes e subsequentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.