A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE:

ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS” NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.2498

Palabras clave:

Aperfeiçoamento, Educação Ambiental Crítica, Especialização, Formação de educadores ambientais, Pós-graduação

Resumen

O presente estudo é relacionado a disciplina “Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais” desenvolvida em dois cursos de formação continuada vinculados ao Projeto Rio Doce Escolar, Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha. O objetivo do trabalho é apresentar o desenvolvimento da disciplina “Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais” no Curso de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental, assim como, no Curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Ambiental Escolar. Os referenciais teóricos envolvem a Filosofia da Práxis, a Educação Ambiental Crítica e a formação de educadores ambientais. O estudo é qualitativo e exploratório. O desenvolvimento da disciplina se deu a partir de discussões teóricas envolvendo conteúdos e momentos EaD e presencial, abordando relevantes aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais relacionados a Bacia do Rio Doce.

Biografía del autor/a

  • Antonio Donizetti Sgarbi, IFES - Campus Vila Velha

    Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela PUC/SP, professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), com lotação no Curso de Pedagogia - Ifes Campus Vila Velha. Leciona em cursos do EMI, Licenciaturas e nos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (EDUCIMAT) e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Ifes. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira (EHPS-PUC/SP). Desenvolve e orienta pesquisas na Área do Ensino com ênfase em: Educação, Ciência, Sociedade e Ambiente. Participa de projetos de pesquisa e extensão na área da Cidadania Socioambiental, relação escola/comunidade, educação emancipatória e escolanovismo católico.

Publicado

21-12-2023

Cómo citar

POLASTRELI BARBOSA, Manoel Augusto; DONIZETTI SGARBI, Antonio. A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE: : ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS” NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 74–83, 2023. DOI: 10.36524/saladeaula.v12i2.2498. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2498.. Acesso em: 24 nov. 2024.