PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA DISCENTE DE UMA UNIVERSIDADE PARTICULAR SOBRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1855Palavras-chave:
Sustentabilidade, Agenda 2030, Kirkpatrick, ODS, sensibilizaçãoResumo
O desenvolvimento sustentável pode ser definido como uma forma da população realizar seus desejos e vontades sem prejudicar o mundo a ponto de as próximas gerações não terem tal oportunidade. Para isso, a Organização das Nações Unidas criou a Agenda 2030, dividida em 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com objetivo de promover tal equilíbrio e garantir a manutenção do bem-estar da população mundial. Contudo, a concretização desse conceito tem se tornado a principal dificuldade da humanidade moderna. Assim, o presente estudo visa contribuir para o desenvolvimento social da população, uma vez que uma Instituição de Ensino Superior deve ser vista como um promotor e propagador de conhecimento sobre as ODS, gerando indivíduos cada vez mais conscientes e capazes de entender e manter o equilíbrio necessário para o bem-estar e qualidade de vida geral do planeta. A metodologia utilizada consistiu na seleção de um vídeo explicativo sobre o tema e a posterior avaliação desse treinamento por meio do método de Kirkpatrick, que analisa o entrevistado por meio de questionários. em quatro momentos, reação, aprendizagem, comportamento e resultados. Os dois primeiros foram aplicados juntamente com apresentação do vídeo, enquanto o terceiro e o quarto foram enviados com um mês de intervalo entre eles. Em média, houve 40 respostas por questionário, onde evidenciou-se uma melhora quanto ao conhecimento das ODS. Dessa forma, treinamento voltado a sensibilização dos discentes de uma universidade particular se mostrou positivo ao desenvolvimento de atitudes sustentáveis e a prática dos ODS, evidenciando a sua importância nos cotidianos desses indivíduos e da população.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).