TRAJETÓRIA HISTÓRICA E AVANÇOS DO PROFQUI AO LONGO DE SETE ANOS DE ATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2575Palabras clave:
PROFQUI, Formação docente continuada, Materiais didáticosResumen
O Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, PROFQUI, completa 7 anos de atividade em 2024, tendo concedido o título de mestre para mais de 400 professores de química da educação básica em nível nacional. É uma marca significativa e que mostra o potencial do programa em contribuir para a formação continuada de professores e para a melhoria da educação básica brasileira. Esse artigo traz um breve histórico da formação continuada de professores no Brasil e como se deu a criação do PROFQUI nesse contexto. As discussões e tomadas de decisão em torno da construção do projeto do programa também estão aqui registradas. Além dessa contextualização histórica, o artigo faz uma breve apresentação da organização acadêmica e administrativa do programa, das suas linhas de pesquisa e disciplinas oferecidas. Um panorama da oferta de vagas, do número de matriculados e de evadidos das turmas é apresentado, assim como uma análise do perfil do corpo docente e da variedade de recursos educacionais desenvolvidos pelos mestrandos até 2023. Por fim, são mencionados os principais desafios a serem superados pelo PROFQUI nos próximos anos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).