A DISPUTA EM TORNO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO NO MUNICÍPIO DE VIANA: ENTRE AS PERCEPÇÕES E AS AÇÕES DOCENTES

Autores/as

  • Elda Alvarenga Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual, 29010-390, Vitória – ES, Brasil.
  • Erineusa Maria da Silva Departamento de Ginástica, Universidade Federal do Espírito Santo, 29075-910, Vitória – ES, Brasil.
  • Juliana De Almeida Machado Secretaria Municipal de Educação de Viana/ES, 29130-142, Viana – ES, Brasil.
  • Joel FERREIRA CARDOZO Secretaria Municipal de Educação de Serra/ES, 29176-439, Serra – ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2342

Palabras clave:

políticas públicas de gênero; movimento pedagógico de gênero; ideologia.

Resumen

Analisa as percepções e as ações das professoras que atuam nas escolas da rede municipal e estadual do município de Viana/ES sobre as políticas de gênero para a educação. Identifica as tensões provocadas na atividade docente e nas políticas públicas pelo movimento conservador denominado “ideologia de gênero”. Caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório, que utilizou fontes documentais, entrevistas com representantes do Conselho Municipal de Educação e um instrumento do tipo survey com 45 professoras do município de Viana. Os dados revelam que nesse município a denominada “ideologia de gênero” teve rebatimento na Câmara Legislativa como projeto de lei, mas que não obteve êxito. O termo gênero não aparece no Plano Municipal de Educação, no entanto o plano busca resguardar o respeito à diversidade, a não violência e a não discriminação nas estratégias de desenvolvimento de suas metas. Nas escolas pesquisadas, as professoras que dizem realizar ações de gênero, em sua maioria, fazem-no por via dos conteúdos de suas disciplinas. Ademais, a precária formação docente na área pesquisada, as dificuldades relacionadas com as religiosidades e a laicidade da escola, bem como a falta de tempo das professoras são elementos que limitam o tratamento pedagógico e político dessas temáticas nos cotidianos escolares. Todas essas dificuldades podem indicar motivos para a dificuldade de compreensão sobre os conceitos de gênero e de “ideologia de gênero”.

 

Palavras-chave: políticas públicas de gênero; movimento pedagógico de gênero; ideologia.

The gender dispute and perception and action of teachers and institutions.

Publicado

14-06-2024

Número

Sección

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Cómo citar

A DISPUTA EM TORNO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO NO MUNICÍPIO DE VIANA: ENTRE AS PERCEPÇÕES E AS AÇÕES DOCENTES. (2024). Revista Ifes Ciência , 10(3), 01-17. https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2342

Artículos similares

1-10 de 363

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.