A DISPUTA EM TORNO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO NO MUNICÍPIO DE VIANA: ENTRE AS PERCEPÇÕES E AS AÇÕES DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2342Palabras clave:
políticas públicas de gênero; movimento pedagógico de gênero; ideologia.Resumen
Analisa as percepções e as ações das professoras que atuam nas escolas da rede municipal e estadual do município de Viana/ES sobre as políticas de gênero para a educação. Identifica as tensões provocadas na atividade docente e nas políticas públicas pelo movimento conservador denominado “ideologia de gênero”. Caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório, que utilizou fontes documentais, entrevistas com representantes do Conselho Municipal de Educação e um instrumento do tipo survey com 45 professoras do município de Viana. Os dados revelam que nesse município a denominada “ideologia de gênero” teve rebatimento na Câmara Legislativa como projeto de lei, mas que não obteve êxito. O termo gênero não aparece no Plano Municipal de Educação, no entanto o plano busca resguardar o respeito à diversidade, a não violência e a não discriminação nas estratégias de desenvolvimento de suas metas. Nas escolas pesquisadas, as professoras que dizem realizar ações de gênero, em sua maioria, fazem-no por via dos conteúdos de suas disciplinas. Ademais, a precária formação docente na área pesquisada, as dificuldades relacionadas com as religiosidades e a laicidade da escola, bem como a falta de tempo das professoras são elementos que limitam o tratamento pedagógico e político dessas temáticas nos cotidianos escolares. Todas essas dificuldades podem indicar motivos para a dificuldade de compreensão sobre os conceitos de gênero e de “ideologia de gênero”.
Palavras-chave: políticas públicas de gênero; movimento pedagógico de gênero; ideologia.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).