A CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SANTA MARTA, IBITIRAMA-ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1844Palabras clave:
morfometria, bacia hidrográfica, SIGResumen
A caracterização morfométrica permite conhecer e entender as dinâmicas hidrológicas e ambientais de um local de estudo, porque determina e permite avaliar algumas características que indicam o comportamento hidrológico e litológico, o armazenamento, e a suscetibilidade a enchentes, inundações e processos erosivos. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar morfométricamente a microbacia hidrográfica do ribeirão Santa Marta (BHRSM), situada no município de Ibitirama, no sul do estado do Espírito Santo, obtendo os parâmetros morfométricos com o auxílio do Sistema de Informação Geográfica (SIG). Os parâmetros avaliados contemplam as características geométricas, de rede de drenagem e de relevo. A BHRSM apresenta uma forma mais alongada, estreita e irregular, fato confirmado pelo alto valor do coeficiente de compacidade (Kc) e os baixos valores do fator de forma (Kf) e do índice de circularidade (Ic). De acordo com as características da rede de drenagem a microbacia é de 4ª ordem e apresenta um sistema de drenagem bom, que reduz os riscos de inundações e enchentes. As características do relevo indicam que a bacia possui um escoamento superficial mais rápido, um tempo de concentração menor e uma certa suscetibilidade a enchentes e processos erosivos. Mais, o formato e o estado de conservação desta microbacia, tem lhe conferido uma baixa vulnerabilidade a enchentes e processos erosivos em condições normais de precipitação.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).