DETECÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE ÁCIDOS TETRAMÉRICOS (ARN) EM AMOSTRAS DE PETRÓLEO POR ESPECTROMETRIA DE MASSAS DE ALTA RESOLUÇÃO (FT-ICR MS)
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1639Palabras clave:
ácidos naftênicos, ARN, ESI(-)FT-ICR MS, quimiometriaResumen
Dentre os desafios da extração e caracterização de ARN a partir da sua matriz complexa, propomos o emprego de uma nova metodologia de análise para a identificação dessas espécies em amostras de petróleo. Tal metodologia, baseia-se numa abordagem não convencional da utilização ESI(-)FT-ICR MS, através da dopagem da amostra com ácido fórmico para transformação dos sais de ARN em sua forma mono ou dicarregada. Por outro lado, a aplicação bem-sucedida do FT-ICR MS em petroleômica depende dos métodos de processamento de dados. No presente estudo foram construídos alguns modelos de regressão multivariados, pelo método de Mínimos Quadrados Parciais (PLS), e avaliados com aplicações em amostras testes para determinação de ARN em amostras de petróleo a partir de dados de FT-ICR MS.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).