AVALIAÇÃO DA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE CORTE DE MÁRMORE E GRANITO EM CONCRETO PARA PRODUÇÃO DE PISOS INTERTRAVADOS PARA PAVIMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1192Palabras clave:
granito, mármore, concreto, propriedades químicas, propriedades mecânicasResumen
A indústria da construção civil é uma atividade que consome elevado volume de recursos naturais e no cenário atual é imprescindível se preocupar com o desenvolvimento sustentável e encontrar alternativas de reaproveitamento de resíduos sólidos. Nesse contexto, a reinserção do resíduo de corte de mármore e granito (RCMG) na cadeia produtiva é uma alternativa para amenizar um sério problema ambiental, pois o consumo de rochas ornamentais vem crescendo e elevando a quantidade de resíduo produzido. Devido ao grande volume de resíduos de corte de granito produzido e não reutilizado, este artigo técnico avalia a viabilidade técnica da sua utilização como adição em concretos e produção de blocos intertravados com resistência à compressão mínima de 35 MPa e a absorção d’água de 6% no máximo. As matérias primas foram caracterizadas quanto à massa específica, massa unitária, distribuição do tamanho de partículas, materiais pulverulentos e composição química (FRX). Em seguida, os corpos de prova foram moldados de acordo com as prescrições da norma técnica NBR 9781:2013 e foram realizadas análises de desempenho mecânico (resistência à compressão) e absorção d’água. Em suma, a partir dos resultados obtidos no programa experimental, o uso do resíduo de corte de mármore e granito como adição em concretos para produção de pisos de pavimentação é viável tecnicamente para tráfego de pedestres, veículos leves e veículos comerciais de linha.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).